terça-feira, 14 de maio de 2013

CONHECIMENTO SOBRE AS CÉLULAS

     Robert Hooke,( 

1635-1703) cientista físico inglês do século XVII, realizava estudos na área da mecânica, assistente de outro cientista físico Robert Boyle, seu primeiro invento foi um relógio portátil a corda (1657). Sua habilidade com experimentos valeu-lhe a eleição como membro e nomeação como curador de experiências da Royal Society (1662). Foi, também, professor de geometria do Greshan College. Descreveu a estrutura celular da cortiça (1665) e publicou Micrographia, sobre suas descobertas em ótica e iniciando suas análises dos efeitos do prisma, esferas e lâminas, com a utilização do microscópio. Com o microscópio também deu importante contribuição ao estudo da estrutura das células, devendo-se a ele a origem deste termo. Data deste mesmo ano outra invenção sua; o barômetro. Pesquisador em elasticidade dos fluídos e estudioso de gravitação universal, adaptou projetos de moinhos de vento para esquematizar medidores de correntes de ar e de água.

Microscópio e desenhos de Hooke:
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  
     Antonie von Leeuwenhoek, (1632-1723), também desenvolveu intrumentos ópticos de microscopia, foi o primeiro a observar microorganismos como bactérias e protozoários. Isolou microorganismos em diferentes meios, principalmente na água, e calculou seu tamanho. Em 1677 descreveu pela primeira vez espermatozóides de cães e do homem. Estudou as células dos músculos, partes da boca de insetos, e estruturas vegetais.
Em 1684 fez a primeira descrição precisa das células vermelhas do sangue.
Um amigo o colocou em contacto com a Royal Society em Londres, para a qual, a partir de 1673 e até 1723, ele encaminhou cartas relatando suas descobertas. Foi eleito membro da sociedade em 1680. Suas descrições eram publicadas no Philosophical Transactions, órgão da Sociedade. A primeira representação de uma bactéria é um desenho feito por Leeuwenhoek nessa publicação em 1683.

Suas descobertas foram tão dramáticas para a época que ele ficou mundialmente famoso e foi visitado por personalidades notáveis como Pedro I, o Grande, da Rússia, James II da Inglaterra e Frederick II, o Grande, da Prússia.

Leeuwenhoek fabricou e utilizou lentes que aumentavam de 50 a 300 vezes. Com este aumento relativamente pequeno, deve ter feito uso de algum recurso auxiliar como iluminação oblíqua, ou alguma outra técnica para incrementar os recursos da microscopia, mas guardou segredo do seu método.

Viveu 90 anos e fez 375 colaborações para o Philosophical Transactions e 27 para o Memoirs da Academia de Ciências de Paris. Duas edições completas de seus trabalhos apareceram ainda durante sua vida, uma em holandês (1685-1718) e outra em latim (1715-22).                                                                                     
============================================================================
ATIVIDADES PARA REALIZAR EM SEU CADERNO:
 
1. Como e quando foi observado as células pela 1ª vez?
 
2. Que tipo de material foi utilizado para observar as células pela 1ª vez?
 
3. Como progrediu o estudo das células no século XVII e XVIII?
 
4. Pesquise o que afirmava  a "Teoria Celular" e quais os pesquisadores envolvidos nessa teoria.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário