O LUGAR DO SER HUMANO NA NATUREZA
O LUGAR DO SER HUMANO NA NATUREZA
Os três estágios do desenvolvimento dos ancestrais do ser humano
Os arqueólogos acreditam que a cultura humana desenvolveu-se em três grandes etapas. Na mais primitiva, os ancestrais dos seres humanos viviam ao ar livre e abandonavam seus mortos sem maiores cuidados. Os indícios que deixaram ( ferramentas de pedra e ossos humanos e de animais) foram encontrados nos locais em que as ferramentas eram produzidas ou em que os animais eram preparados para servir de alimento.

Na segunda etapa, os nossos antepassados aprenderam a controlar o fogo. O calor e a segurança assim obtidos permitiam que sobrevivessem em abrigo de rochas ou na entrada de cavernas. Nesses locais foram encontrados ferramentas, ossos de animais e esqueletos humanos, alguns intactos. É possível que estes indivíduos tenham sido sepultados nessas cavernas, o que demonstra preocupação com seus mortos.


Numa terceira etapa, o ancestral do ser humano aprendeu a cultivar a terra e começou a viver agrupado, em aldeias. Pesquisas nestes locais acharam ossos de animais, ferramentas e pedaços de recipientes de barro. No local de antigas sepulturas, foram encontrados junto aos esqueletos, potes de barro intactos e ferramentas de vários tipos, que eram enterrados junto aos mortos. Isso possivelmente indica que estas populações acreditavam que numa vida após a morte, durante a qual esses objetos poderiam ser utilizados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário