O Ser Humano Faz Parte da Natureza
O Ser Humano Faz Parte da Natureza
Em termos biológicos, o ser humano é um ser vivo do grupo dos vertebrados, um mamífero e classificado no Reino Animal sendo heterótrofo, ou seja, sua nutrição vem do ambiente pois não é capaz de produzir seu próprio alimento como as plantas, ele deve procurar o que comer no meio ambiente. Possui uma coluna vertebral no dorso. Como todos os mamíferos, apresentam glândulas mamárias e cuida de seus filhos. Faz parte do grupo dos primatas, que inclui também os macacos.

Um Ser Vivo Especial
A Bíblia Sagrada, no livro de Genesis se refere ao homem com sendo criado a imagem e semelhança de Deus. Existem diferenças fundamentais entre o ser humano e as outras espécies de vertebrados. Essas diferenças lhe conferem uma posição de destaque na natureza. Segundo o filósofo grego Aristóteles, que viveu há 2300 anos, 0 ser humano é um ser vivo, mortal e capaz de adquirir conhecimento.
Atualmente o ser humano é considerado cientificamente como um mamífero bípede, que se apóia somente nos membros inferiores. Além disso, ele pode se manter, andar e correr em posição ereta: isso quer dizer que, ao ficar em pé, sua coluna vertebral se mantém vertical. Esses dois fatores permitem que os membros superiores, que não são usados na locomoção, fiquem livres para manipular o alimento, que ele coleta e coloca na boca, e as ferramentas, que ele fabrica e utiliza. Além disso, ele pode usar seus membros superiores para gesticular, aprimorando a sua capacidade de comunicação.


O ser humano consegue manusear objetos com grande habilidade, graças à estrutura de suas mãos: o polegar, que tem grande mobilidade, opõe-se aos demais dedos, formando uma pinça.


Devido ao grande volume e a grande capacidade de seu cérebro, o ser humano dispõe de grande inteligência. Através dela, tenta compreender e transformar o mundo que o cerca: constrói cidades que o abriga e extrai minerais com os quais produz ferramentas que tornam sua vida mais fácil e confortável.

Um Ser Vivo Social
O ser humano é uma criatura social. Isso significa que ele se associa a outros indivíduos de sua espécie, colaborando com eles para o benefício comum. Também estabelece regras que regulamentam sua conduta na convivência com outros indivíduos de sua espécie.


O ser humano é o único ser vivo capaz de se expressar através da fala. Dessa forma, comunica-se eficientemente com seus semelhantes.Também acumula informações sobre a natureza que o cerca, organizando-as e transmitindo-as de geração em geração, tanto por meio da fala quanto da linguagem escrita.



O Ser Humano e os Ecossistemas
A inteligência do ser humano e sua capacidade de produzir ferramentas lhe garantem um imenso poder de interferência sobre os ecossistemas. Ele desmata e cultiva a terra, fabrica objetos, cria animais, constrói represas. A espécie humana modifica profundamente os ecossistemas em beneficio de sua sobrevivência e de seu conforto. Nas cadeias alimentares, o ser humano é quase sempre o consumidor final, não importando se ele se alimenta de vegetais ou de animais.



Infelizmente esse poder nem sempre é bem usado. Às vezes por ignorância, outras vezes por irresponsabilidade, o ser humano destrói os ecossistemas, prejudicando o equilíbrio natural.
Por outro lado o ser humano é o único ser vivo capaz de estudar os ecossistemas, de entendê-los e de evitar a sua destruição. Assim, se por um lado ele dispõe do poder de transformar os ecossistemas, tem também a responsabilidade de estudá-los com cuidado, visando preservar o ambiente, tanto para si mesmo como para as demais espécies vivas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário